Dieta para diabéticos

Uma alimentação adequada é importante para manter o diabetes sobre controle. Para a redução dos sintomas do diabetes é necessário uma dieta alimentar.

http://students.brown.edu/dash/Website_pics/diabetes_pic.jpgFrutas frescas e vegetais, principalmente os ricos em fibras ganham destaque. Sugere-se comer 100gr de fibras por dia para ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, baixar o colesterol e prevenir a aterosclerose.

A dieta, também ajuda na redução do peso – particularmente desejável para o diabetes tipo 2 – e as gorduras além de contribuírem para o ganho de peso, ainda prejudicam a atividade da insulina.

>> Como deve ser a dieta ideal?

Cebola, alho, feijão, lentilha, peixe, brócolis e outros alimentos ricos em fibras. Uma pesquisa utilizou frutas ricas em pectina (substância encontrada nas frutas boas para fazer geléia), como a maçã, que se mostrou tão saudável quanto certos condimentos, como alho, cebola e pimenta vermelha. Esses condimentos melhoram a circulação mais lenta, que a maioria dos diabéticos possui.

É muito importante se evitar certos alimentos, como a carne de vaca, de porco, os embutidos e, em geral, alimentos preparados com excessiva quantidade de manteiga, óleo ou creme.

>> Suplementos

Vitaminas e minerais são especialmente importantes para os diabéticos que possuem deficiência de alguns nutrientes. Abaixo citamos alguns deles:

* Ácidos graxos essenciais – melhora a sensibilidade da insulina, são vitais para a coagulação do sangue e para o sistema nervoso, além de manter o corpo saudável.
* Complexo-B – ajuda o corpo a processar o açúcar e evitar problemas associados à doenças do sistema nervoso.
* Cromo – ajuda a baixar o nível de açúcar do sangue (um mineral deficiente nos diabéticos).
* Taurina e carnitina – aminoácidos para o coração (que precisa de proteção extra).
* Vitamina C – fortalece a parede dos vasos sangüíneos (diabéticos possuem paredes debilitadas), aumentando a circulação nas extremidades, além de prevenir doenças nos olhos, incluindo cataratas e glaucoma.

Além do controle nutricional, é fundamental um programa de atividades físicas para toda pessoa diabética, obtendo assim uma melhor qualidade de vida.

É importante consultar o médico ou um nutricionista, que lhe indicará um regime alimentar adequado às suas características pessoais.

Fonte: www.lincx.com.br/lincx/orientacao/alimentos/dieta.html

Anuncie gratis seu carro ou moto! Até 6 fotos por veiculo.

Deixe um comentário